5 Passos para sua festa de noivado

5 Passos para sua festa de noivado

do-pedido-de-casamento-a-festa-de-noivado-6
5 Passos para sua festa de noivado

Foto: Bruno Rossete

O momento do pedido de casamento é muito mágico, em especial para nós, mulheres. E porquê? Porque somos românticas, sonhadoras e eternas apaixonadas. Mas não só por isso, claro. O pedido de casamento ou noivado vai além… É o momento em que o casal percebe que não há mais como viver sem conviver. Sem dividir o beijo de boa noite, os sonhos, a vida.

Mas essa decisão precisa vir acompanhada de uma festa? Não. Mas se vier, melhor. Não apenas pela festa em si, mas pelo sinal de celebração que envolve um momento tão especial. Partilhar com os familiares essa decisão é maravilhoso! Os pais, irmãos , tios… Todos poderão festejar juntos com vocês e vão testemunhar mais um passo na caminhada rumo ao altar.

Se a decisão do casal for por ter a festa de noivado, faço votos de muitas felicidades e já deixo aqui  5 dicas preciosas para auxiliar no planejamento desse dia.

1 – DATA E LOCAL

Ninguém que ficar noivo pra sempre, certo? Quem assume o compromisso do noivado é porque quer casar, lógico! Então, se vocês conversam sempre e definiram que serão uma só carne, nada mais natural que o pedido de casamento aconteça. Se vai acontecer, pode ser planejado. Então o primeiro passo é, juntos, definiram a data que isso vai acontecer e em que momento será. Se durante o dia ou noite. Se na casa de um de vocês ou em hotel, ou restaurante bacana ou até mesmo em uma casa de festa. Não se precipitem em escolher essa data e local. Considerem feriados, data especiais pra os dois e só depois, definam.

2 – LISTA DE CONVIDADOS

A ideia é ser algo bem intimista, apenas para poucos e bons. Pessoas bem próximas e especiais para o coração do casal. Por isso, defina a lista de convidados e se detenha aos familiares e amigos mais próximos. E quando digo mais próximos, quero dizer exatamente isso. Não precisa constar na lista alguém que seja do seu convívio profissional, se esta pessoa não acompanha nenhum de vocês na vida pessoal, por exemplo. Minha sugestão? uma lista com até 30 pessoas são mais que suficiente, mas se a família e o círculo de amigos íntimos for maior, vá para 50. E se for maior? Pode sinalizar duas coisas aqui: vocês realmente tem um círculo de amigos e familiares muito grande ou estão com dificuldades para “peneirar” e diferenciar o que é convivência e amizade verdadeira. Lembre-se que a celebração de um noivado não é festa de casamento de vocês, tá? Boa sorte queridos!

3 – ORÇAMENTO

A festa de noivado não é feita para ter altos gastos. Não há necessidade de custos exagerados. Defina quanto pretende gastar nesse evento e, de verdade, se detenha ao valor estimado. Claro que pode ser um pouco mais ou um pouco menos, mas não se deixe distanciar da meta. Uma dica é evitar gasto com o local da celebração. Com essa ação você vai economizar cerca de 30% do valor do seu orçamento. Outra dica é realizar um almoço ou brunch porque festas diurnas dispensam iluminação e com isso, economia no bolso!

4 –  DECORAÇÃO E BUFFET

Duas coisas que são primordiais para uma festa de noivado: Decoração e Buffet. Por ser um evento mais romântico, opte por cores mais suaves, tons pasteis. Não abuse de flores nem peças exageradas. Guarde as cartas para o seu casamento. Para esse momento, escolha decoração mais intimista ou estilo diy. Quanto ao buffet, evite desperdício. Contrate o suficiente para que seus convidados se sintam satisfeitos, mas não há necessidade de contratar muito a mais que o recomendado. 100g de carne por pessoa atende bem. Outro exemplo: 4 doces por pessoa já deixam sua festa bem assistida dessa delícia.

5 – PEÇA AJUDA

Organizar uma celebração de noivado pode ser divertida, mas a noiva moderna trabalha, estuda, faz atividade física e outras infinidades de coisa. Por isso, pode ser que se sinta sobrecarregada e “não curta” essa fase tão legal que é o planejamento da festa de noivado. Então, encontre alguém para ser seu braço direito. O noivo pode e deve ajudar, mas se tiver mais alguém pra auxiliar vocês, será bem mais leve e divertido. Pode ser a mãe, sogra, irmão ou melhor amiga. Pode ser até um profissional da área, também. O importante é ter com quem dividir essa tarefa. É bem legal poder perguntar, receber sugestões, receber dicas e ideias para essa etapa da vida.

Legal, né? 5 dicas bem simples, mas especiais pra vocês! Espero ter ajudado. Bjs