Qual a Origem do Dia dos Namorados

7 Tipos de Véu
9 de junho de 2017
5 PASSOS PARA A EXCELÊNCIA NAS VENDAS
13 de junho de 2017

Qual a Origem do Dia dos Namorados

Esse é um dia muito especial. Não apenas para os que namoram, por assim dizer, mas também para os já casados que, na verdades, são eternos namorados. Quando essa data se aproxima, começa o à “caça ao presente perfeito” ao jantar romântico, à noite dos sonhos… E por aí vai… Mas afinal, como surgiu essa data? Por que existe um dia só para celebrar os namorados?

Bem, a teoria mais antiga vem da Roma antiga durante o século III. Dizem que um padre por nome de Valentim foi corajoso ao enfrentar as ordens do imperador Claudi II que proibiu o casamento durante as guerras por acreditar que os solteiros teriam melhor serventia na defesa do seu império. Segundo esses teoria, o Pe. Valentim continuou casando os apaixonas secretamente e por essa ação de desobediência foi “convidado” a largar sua fé cristã, mas diante de sua recusa, foi condenado à morte.

Porém, enquanto estava preso, Pe. Valentim se apaixonou pela filha do carcereiro que era cega e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Também consta que, antes de ser executado, em 14 de fevereiro, o Pe. Valentim deixou uma carta apaixonada para sua amada e assinou como “Seu Namorado”. Séculos depois, a igreja o considerou como  Santo e os franceses e ingleses elegeram a data de aniversário de sua morte como “Dia dos Namorados”.

Um século depois, os Estados Unidos também adotou o mesmo simbolismo e popularizou o “Valentine’s Day” ou dia de São Valentim ou Dia dos Namorados”

Outra versão, não tão divulgada, é que no período da idade média, acreditava-se que 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros e essa seria a razão, os apaixonados da idade média aproveitavam essa data para enviarem cartas de amor para os seus escolhidos e isso  seria a origem para essa data tão apaixonada.

No Brasil, a data foi escolhida de forma bem comercial. Dizem que por volta de 1949 o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e apresentou aos comerciantes de São Paulo. Como junho é um período de baixa nas vendas, esse foi o mês escolhido e associaram à véspera do dia de Santo Antônio que é considerado o Santo Casamenteiro e tem mais tradição por aqui.

No entanto, independente da razão pela qual esse dia foi criado, ele carrega em sim uma grande importância. Ter um dia especial para homenagear o amor é fundamental. Amar é importante todos os dias, mas celebrar esse sentimento com pompas e flores é muito legal, concorda? No fundo, o que vale mesmo é amar e ser amado. Ser feliz e fazer o outro feliz e assim seguirem uma única direção e nos fortalecemos juntos. Como disse Mario Quintana: “O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.”

Feliz Dia dos Namorados, todos os dias!

Deixe uma resposta

Translate »