10 FERRAMENTAS INCRÍVEIS E GRATUITAS PARA EMPREENDEDORES

Ser um empreendedor em nosso país não é tarefa das mais fácies. A burocracia, a falta de incentivo ou de informação e até mesmo a ausência de ensino básico na área financeira nos primeiros anos escolar trazem barreiras para o fomento do empreendedorismo no Brasil. Somos “acostumados” com o famoso “copiar” o que já existe ou com o “em time que está ganhando não se mexe” e isso, muitas vezes nos traz comodismo que permite a procrastinação ou a estagnação empresarial.

Felizmente existem pessoas empreendedoras que não se acomodam com essa triste realidade e ousa mesmo! Faz o melhor com o que tem e do jeito que dá! Essas pessoas sabem onde querem chegar e não tem medo de investir em seus sonhos (com pé no chão e olhos no horizonte). Esse post é exatamente pra esse tipo de pessoa. Pra quem quer empreender e/ou melhorar o desempenho de sua empresa, sem gastar muito e com foco em resultados.

Sabia que existem boas ferramentas totalmente gratuitas que podem ajudar seu negócio a crescer? Essas ferramentas são fáceis, acessíveis e sem nenhum custo pra você! Minha intenção aqui é, única e exclusivamente, lhe fazer enxergar um pouco além e ajudar a gerenciar melhor o seu negócio para que assim você obtenha mais clientes e aumente sua lucratividade.

Primeiro, saiba que não é necessário gastar uma fortuna em sistemas ou profissionais, pois existem muitas ferramentas gratuitas online que podem impulsionar seu negócio. Aí vai desde o envio de newsletters ao gerenciamento de projetos. Veja 10 ferramentas gratuitas com recursos que podem tornar o crescimento de sua empresa mais fácil rápido.

Antes de qualquer coisa, é importante saber que alguns softwares listados abaixo oferecem, além das versões gratuitas, há também a Premium (paga) que você pode fazer uso quando sua empresa crescer e exigir uma demanda maior de dados e/ou recursos. Meu conselho? Não despreze nenhuma das alternativas abaixo. Avalie, conheça todas e escolha aquelas que melhor se adapta à sua necessidade ou da sua empresa.

Proteja seus dados! O Avast (proteção de terminais) protege seu site do poder destruidor dos vírus ou hackers. Ele tem uma versão gratuita (e aí como a nome já diz tudo, não se paga nenhum valor pelo usos dela) e uma versão Premium. Atualmente, a taxa cobrada é de R$ 109,18 por um ano. Na versão gratuita, você terá acesso a bloqueio de malware, escaneamento de segurança e funcionalidade de disco de resgate, o que pode ser bem útil para o seu negócio. No entanto, saiba que você não terá acesso a controles proativos ou a uma trituração de dados.

Gerencie seus projetos! Uma das melhores ferramentas do mercado para gerenciamento de projetos é o Wrike. Independente da qual versão escolhida, esse “rapaz” pode ser uma “mão na roda” para o seu negócio. A versão gratuita permite até cinco usuários e um número ilimitado de colaboradores, além de 2 GB de armazenamento gratuito. Este plano dá direito à monitorar as atividades do seu grupo em tempo real, gerenciar tarefas e compartilhar arquivos. Agora, se sua atividade comercial necessitar de customizações e relatórios, aí só com a versão paga será possível extrair esse recurso. Mas pra começar com uma equipe pequena, essa ferramenta de gerenciamento de projetos grátis vai lhe atender perfeitamente. Caso deseje experimentar outra opção, sugiro o Openproj. Vê aí qual dos dois melhor se adequa a sua necessidade.

Todo empresário deseja estar mais próximo de seus potenciais clientes, concorda? Com o StarOfService isso é possível, sabia? Esse software é um marketplace que pode oferecer aos seus clientes o serviço ou produto de sua empresa. A proposta dessa ferramenta é otimizar o tempo dos clientes, pois eles não precisam perder tempo buscando diferentes alternativas para suas necessidades. Em vez disso, eles informam à plataforma o que estão procurando e em até 24 horas, os provedores oferecem a solução. O cliente pode receber até 5 orçamentos por vez, faz suas avaliações e escolhe a opção mais adequada. Esse método é rápido para o cliente e eficiente para as empresas.

Ter perfil em Redes Sociais é fácil, mas gerenciar… As vezes dá um certo “trabalhinho”, né? O gerenciador de Redes Sociais do HootSuit concentra tudo em um só lugar! No geral, as pequenas empresas não possuem a necessidade de uma plataforma robusta para gerenciar suas redes. Um painel de controle gratuito e fácil de usar já permite que você acompanhe tudo sobre o que seus clientes estão dizendo e isso é o suficiente para lhe dar dados consistentes sobre seu posicionamento no mercado.  Para felicidade geral da nação, o Hootsuite oferece uma versão gratuita do seu software e atende tranquilamente às tarefas mais  comuns. O HootSuite Free permite gerenciar várias redes sociais, interagir com seus seguidores e agendar postagens. Também é possível acompanhar a quantidade de seguidores em cada uma de suas redes sociais, além de monitorar quais postagens tiveram melhor desempenho. claro que com o crescimento do negócio, a  migração para um dos três planos Premium dará acesso múltiplos usuários, perfis adicionais e análises mais detalhadas.

A visualização de dados com Tableau Public é simples e de fácil compreensão. Com essa ferramenta, os dados do seu negócio estará na palma de sua mão. Se você não tem grana suficiente para gastar com ferramentas de visualização de dados, experimentar o Tableau Public pode ser a solução mais adequada pra você. Basicamente, a diferença entre a versão Free e a Premiun é que, na gratuita você não tem como extrair informações de tantas fontes de dados como na versão paga e suas criações serão salvas em uma versão pública da nuvem do Tableau. Aqui você tem acesso à painéis de exibição ao vivo, além de gerenciamento de documentos do Google e Microsoft. Também é possível compartilhar seus recursos visuais no Facebook, LinkedIn e Twitter.

Google Analytics é uma ferramenta gratuita do Google e uma das mais completas. Ela permite monitorar seu site e o site do seu cliente. Esta ferramenta é indispensável para qualquer tamanho de empresa (até mesmo para aquelas que possuem altos recursos disponíveis para investimento em Marketng Digital). Seu grande diferencial é que o Analytics permite saber quantas pessoas acessaram o site de sua campanha, quantas pessoas tiveram interesses em seus produtos ou quantas pessoas efetuaram a comprar, ou quantas acessaram seu site por meio das redes sociais, entre inúmeros outros dados confiáveis que dão melhor direcionamento em suas ações. Super recomendo!

Já ouviu falar em SEO? A sigla, em inglês, é usada para Search Engine Optimization, em tradução livre podemos dizer que é a Otimização de Mecanismo de Busca no Google.É a técnica utilizada para melhor ranquear seu site. Assim sendo, quanto melhor for o SEO aplicado ao seu site, maiores as chances dele ser encontrado pelo usuário. Atualmente, a Traffic Travis é uma das melhores ferramentas de SEO que existe no mercado e é gratuita! Esta ferramenta é bastante utilizada por empresas de todos os tamanhos. Ela mostra como é possível fazer com que seu site chegue ao topo das buscas orgânicas do Google. Claro que existe uma versão mais completa que é paga, mas é totalmente possível obter boas funcionalidades na versão gratuita e conseguir bons resultados!

Mailchimp é uma das melhores ferramentas de disparo de e-mails marketing que existe. Munida de vários recursos gratuitos, essa ferramenta é essencial para quem pretende trabalhar com  e-mail marketing. Ela é sensacional (de verdade!) e atende perfeitamente a quem está começando. Você enviar até 12 mil mensagens gratuitamente. Outro fator positivo é que nesta ferramenta você consegue adicionar em sua lista de disparo 2 mil novos contatos (e-mails) por mês. Quer mais? O Mailchimp é intuitivo e de fácil utilização.

Apesar de totalmente acessível e de fácil utilização, o Wahatsapp Business ainda é, relativamente, pouco explorado pelas empresas.  Com ele é possível criar o perfil empresarial com informações tais como descrição do negócio, e-mail, endereço e website. Essas informações básicas são úteis para o cliente e passam mais confiança, já que a conta pertence à uma instituição comercial. Com essa ferramenta é possível habilitar respostas automáticas para boas vindas,  dúvidas e reclamações, otimizando o tempo das empresas. E as inovações não param por aqui! Na Índia. o WhatsApp já está testando formas de pagamento dentro própria plataforma. Ao que tudo indica, em breve teremos novas funcionalidades para empresas no WhatsApp Business nos próximos meses. Sugiro que seu negócio passe a usar essa ferramenta na versão comercial para aproveitar todas as vantagens atuais e as que estão por vir!

Viu aí quanta coisa bacana está disponível para você gerenciar, otimizar e alavancar seus negócios! E o mais legal de tudo é todas essas ferramentas são recursos maravilhosos e sem custo!