A ENERGIA DAS CORES NA DECORAÇÃO DE CASAMENTO

As cores são estudadas há muito tempo. Dependendo da cultura, possuem significados diferentes. Para os ocidentais, por exemplo, são relacionadas às emoções, uma vez que podem atuar sobre o humor, o apetite e até o sono.

Pesquisas indicam que elas são capazes de mudar a forma de encarar o dia a dia e a vida, a partir dos tons dos ambientes onde trabalhamos e moramos. Elas interferem diretamente em nossos níveis energético, físico e espiritual.

Desde a antiguidade, as cores são utilizadas com fins terapêuticos e para influenciar psicologicamente as pessoas. Cada uma traz uma vibração sutil que modifica os espaços e agrega significados de maneira mágica.

A decoração de casamento é uma oportunidade e tanto de explorar isso. É a chance de refletir a personalidade do casal e, ainda, cuidar para que energias boas façam a festa fluir e ficar na memória.

As tonalidades certas iluminam a pele, realçam o visual. Mas você sabia que as cores da decoração de casamento são capazes de mudar a energia do lugar e das pessoas?

O feng shui, é a arte milenar chinesa de harmonização entre as cores e os ambientes. Segundo essa técnica, as cores podem impactar, diretamente, na energia que emana das pessoas e dos lugares. Você acredita que isso é possível? Pelo sim ou pelo não, vamos conferir?

BRANCO – ROSA – VERMELHO: São as cores atribuídas ao relacionamento. Acredita-se que elas têm o poder de equilibrar tudo. Atenção especial para o branco, pois ela representa a paz e a beleza.

Já o rosa simboliza a delicadeza, o amor puro, verdadeiro, e vai bem nas flores, por exemplo. Uma excelente opção que valoriza o romance e a ternura, enquanto que o vermelho, tanto na cerimônia quanto na festa, simboliza a paixão. Também transmite felicidade, vitalidade, energia, sorte, prosperidade e proteção.

DICA: Se você é daquelas pessoas que primam a tranquilidade interior, opte por uma decoração clássica com tudo branquinho! Mas dá pra pontuar com a vibração do vermelho ou o romantismo do rosa, tá?

DOURADO: A tradição oriental diz que esse tom remete tanto à prosperidade quanto à sorte. Além disso, existe uma relação com a riqueza e o luxo e emana boas vibrações.

DICA: Faça uso dessa cor em pequenos detalhes, como objetos decorativos como porta-retratos e bandejas para a mesa dos doces, por exemplo.

AMARELO: Está associada à riqueza e tem o sentido de transmitir alegria e luz. Por ser considerada uma das principais cores quentes , ela irradia calor, espanta a melancolia; estimula o raciocínio, o otimismo, a jovialidade e a criatividade.

DICA: Se a ideia é transmitir aos convidados uma sensação de contentamento e felicidade… Que tal usar o amarelo na decoração da sua festa de casamento? Pode ser a cor principal, usada nas flores ou secundária, priorizando apenas detalhes como guardanapos ou fitas nas lembrancinhas.

AZUL: Quer celebrar à amizade, mas em uma confraternização com calma e tranquilidade? O azul é relaxante e expressa lealdade e fidelidade. Ou seja, é aquele clima de “Good Vibes” que só quem tem muitos e bons amigos sabem como é, né?

Aposte no azul para criar ambientes harmônicos e livres de ansiedade. Os tons mais escuros dessa cor agregam seriedade, confiança e pureza enquanto que o tom mais suave remete ao céu iluminado, à elevação do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Também indica o ideal, o perfeito e o sonho.

CURIOSIDADE: Por isso é que em outros países, em especial Estados Unidos, existe a tradição (ou superstição) de colocar um pouco de azul no look da noiva ou na decoração da festa.

LARANJA: Invista nela e capriche no som! Curta à vontade seu dia de estrela, cercada de pessoas queridas. A cor laranja é puro alto-astral. Ajuda na sociabilidade e no entusiasmo das pessoas,  equilibra as energias física e mental. Eventos durante o dia ficam incríveis com esse tom! Aqui a energia fica nas alturas!

DICA: Quando acompanhada de amarelo ou vermelho, propaga alegria, sucesso, felicidade, prosperidade e vitalidade, além de leveza, prazer e bem-estar.

VERDE: Em uma decoração de casamento, o verde simboliza um novo ciclo. O começo de uma nova jornada junto de quem se ama. A renovação, a expansão dos objetivos e a fertilidade! É também a cor da esperança e da juventude. Também pode ser associada à natureza, à saúde e à função calmante.

DICA: Aproveita os tons claros para deixar o ambiente mais leve, espantando as más energias. Se optar por uma pegada rústica, a dica é o verde escuro, mas associado à cores mais quente e abertas como amarelo, vermelha, laranja ou salmão.

VIOLETA OU ROXO: São cores frias e perfeitas para balancear amor e sabedoria, paixão, razão, mente e espírito. Lembram espiritualidade, mistério e misticismo. Dizem que é a harmonia e a conexão com o sagrado. Simboliza a “limpeza” de impurezas e remoção de sentimentos “ruins” como ciúmes ou medo.

DICA: Claro que toda e qualquer cor pode ser usada em qualquer horário e lugar, se assim você deseja, mas minha recomendação é que esse tom esteja presente em festas abertas, ao ar livre e diurnas. Por ser uma cor “fria”, quando usada à noite, pode trazer uma ideia de “peso” e falta de alegria à cerimônia, entende?

LILÁS: Lembra intuição, espiritualidade e, claro, romance. Indicada para pessoas mais efetuosas, delicadas e sonhadoras porque está atrelada à delicadeza e aos sonhos.

DICA: Invista em flores de lavanda ou hortênsias para a decoração de casamento ser inesquecível, inclusive no aroma.

PRATA: Acredita-se que estimula as sensações de riqueza e fortuna. O fato é essa cor é elegante e está agregada ao sinônimo de novas tecnologias, inovação e ao contemporâneo. Dá muito charme e autenticidade, principalmente aos lugares fechados em festa noturnas.

DICA: Por ser uma cor metálica, assim como o Dourado, o conselho aqui é não exagerar, tá? Mais uma vez, use com moderação pra pontuar a decoração e deixá-la ainda mais especial.

Agora, se brilho não agrada… Que tal o CINZA, ou seja, um “prata disfarçado? Ela é uma cor neutra, mas que emana diversas sensações: equilíbrio, porque está entre a preta e a branca; discrição; sucesso; estabilidade; qualidade. Use-a também nos detalhes, evitando exageros para não passar a impressão de monotonia, combinado?

MARROM: Sua atmosfera é de estabilidade, conforto, responsabilidade e seriedade, sem perder a simplicidade. Forma uma dupla imbatível com uma cor mais romântica, como rosa ou bege (off-white), sobretudo nas cerimônias realizadas no inverno.

DICA: Aqui vale a máxima: menos é mais, tá? Use esse tom com moderação e estratégia pra obter uma decoração de casamento elegante e sóbria.

PRETO: Esse tom está associado ao poder e à nobreza. Sugere luxo e requinte. A noiva que procura por sofisticação e discrição, pode usar como inspiração a frase de Gianni Versace, um dos ícones da alta costura, que dizia: “O preto é a quintessência da simplicidade e elegância”.

ATENÇÃO: Para um casal gótico, urbano, moderninho ou amante do rock and roll, essa cor é imprescindível em uma decoração de casamento.  Porém, um cuidado redobrado se faz necessário para o uso dessa cor, tá? O preto pode lembrar tristeza profunda, quando usado em demasia. O segredo é mesclar tons mais abertos e neutros como cinza ou branco… Ou eletrizar com laranja ou vermelho.

Saindo um pouco do social e entrando no pessoal, que tal programar o seu dia-a-dia de acordo com as cores? Sabia que você pode se vestir de cores que possam exercer força sobre todo o seu dia? Veja só que bacana isso gente! Pra cada dia da semana, uma cor e uma intenção, acredita? Use as cores a seu favor e sinta a diferença em seus dias.

 

SEGUNDA: Use branco para receber boas notícias e se manter aberto à novas possibilidades que a vida possa lhe trazer.

TERÇA: Mantenha o vermelho por perto para abrir caminhos e resolver eventuais problemas. Não necessariamente usar uma roupa nessa cor, mas pode ser um assessório, beleza?

QUARTA: Saúde é tudo, né? Pra deixar tudo certinho com ela, use verde nesse dia, tá?

QUINTA: O final de semana já está mandando lembranças, aí você já pode acenar de volta usando azul e desejando boas energias e positividade.

SEXTA: Vamos usar rosa e trabalhar o amor? Deixe essa cor  lembrar à você que um bom romance só faz bem pra alma e pro coração.

SÁBADO: Violeta pode ajudar a equilibrar a mente e evitar excessos.

DOMINGO: É dia de sol, né? Coloca um amarelo lindo aí se joga na vida! Aproveita, já pede proteção pra nova semana que se inicia.

Agora que você já sabe o que as cores podem proporcionar, tenha em mente os estímulos que pretende criar em cada cantinho da festa do seu casamento e na sua vida. Sucesso, sempre!

Beijo grande!