O Instgram já possui mais de um bilhão de usuários ativos no mundo e incríveis ferramentas de engajamento e facilidades no sentido de oferecer um e-commerce totalmente funcional para as empresas e elas, simplesmente, não poderão ignorar esta rede social nos próximos anos.

O potencial de conexão com os clientes é enorme e cresce muito a cada dia, graças às suas constantes atualizações. Ao menos a cada duas semanas o Instagram faz algum ajuste ou implementa alguma novidade. Não é tão fácil acompanhar tudo o que está acontecendo, mas isso pode ser benéfico para o seu negócio, sabia? Sim porque o processo é tão dinâmico que, o que hoje não fazia sentido, pode fazer logo no dia seguinte.

Nos últimos 12 meses, o Instagram fez várias atualizações e isso pode gerar ainda mais oportunidades pra sua empresa e se você ainda não está a dentro dessa mídia, definitivamente, você precisa passar a enxergar essa mídia como forte aliada para os seus negócios, não apenas para acrescentar em seu desenvolvimento, mas também para alavancar vendas e visibilidade.

Uma das novidades é a TV, melhor, a IGTV. Pesquisas sugerem que as pessoas estão, cada vez mais, assistindo a vídeos em seus celulares móveis e que esse hábito está consolidado. Com base nessa mudança de comportamento, não é de se admirar que o Instagram tenha buscado reforçar sua oferta de vídeo com o lançamento da IGTV, dando aos usuários a chance de compartilhar vídeos verticais mais longos.

É bem verdade que a forma de monetizar esse recurso ainda não está definido, mas é bem possível engajar mais usuários através dele e com isso alavancar vendas, com certeza! Sem contar que a IGTV trouxe mais praticidade para o profissional da rede (seja pessoa física ou empresa) e também para o usuário porque a experiência é vivenciada ali mesmo, no mesmo lugar, ou seja, não há mais a necessidade de sair da rede e ter que assistir a um vídeo em outra plataforma, concorda?

Mas, pra ser sincera com você, a adesão do canal tem sido bem lenta. Para começar, as marcas parecem estar jogando o jogo do espera para ver se os números de audiência garantem o investimento adicional em conteúdo. Porém, essa adesão lenta significa que, se bem executada, pode funcionar.  Isso porque, dessa forma, os profissionais de marketing têm uma boa oportunidade de se destacar e deixar sua marca consolidada.

Outra verdade é que produzir e converter um vídeo do YouTube para IGTV simplesmente não funciona porque ele corta metade da ação. Melhor é produzi-lo na vertical (formato específico do canal), mas… Na pior das hipóteses, é possível adaptar, mesmo perdendo um pouco das “laterais” do material.

A IGTV pode ser usada para construir sua marca, conectar-se e aumentar seu público-alvo, aumentar a conexão entre suas ideias e seus seguidores, mas o primeiro passo é pensar em qual conteúdo agregará valor a seus clientes. Talvez possam ser versões estendidas de algo que você já tornou popular ou sobre seus produtos e serviços, mas também pode ser sobre um personagem… Enfim, não há muita regra para a criação de conteúdo na IGTV, porém uma coisa é certa: se não for de qualidade, se não tiver uma mensagem que agregue para o seu seguidor, a dificuldade para promover essa ferramenta será maior, com certeza! Ainda mais agora que a plataforma disponibilizou a opção de compartilhar os conteúdos da IGTV, né? Já pensou? Se o usuário (e possível cliente) gostar do seu conteúdo ou produto, já pode compartilhar e assim ser um agente agregador do seu perfil ou loja!

Também tenha em mente que, mesmo a IGTV permitindo vídeos mais longos, não significa, necessariamente, que eles devam ser, tá? Listei algumas dicas que podem ajudar você a produzir vídeos mais assertivos. Vamos lá!

  • Comece o vídeo dizendo, claramente, quem você é e sobre o quê vai falar, sem enrolação. Assim o usuário (e possível cliente) já se interessa na hora na assistir até o final
  • Faça algo diferente, que chame a atenção dos seus seguidores. Entregar mais do mesmo não motiva ninguém. Criatividade faz a diferença!
  • Evite vinhetas. Faça uma apresentação curta e objetiva, mas com emoção e leveza. Mas se você é do tipo que ama vinhetas, faça uma bem breve, de 5 segundos, por exemplo
  • Seja espontâneo porque ser original é algo que seus possivel clientes esperam de você, acredite! E talvez a mais preciosa de todas as dicas é: atenção para o tempo de duração dos seus vídeos!E por mque digo isso? Porque segundo a HubSpot, vídeos com menos de 90 segundos de duração possuem uma taxa de retenção de 57%, ao passo que aqueles acima de 30 minutos, apenas 10%. E mais:os vídeos no Instagram conquistam 2 vezes mais engajamento do que fotos em qualquer outra mídia social, sabia disso?

Outros motivos que vão ajudar você a querer produzir vídeos na IGTV e movimentar seu negócio:

  • 45% das pessoas assistem a 1 ou mais vídeos por dia
  • 50% das pessoas buscam por um vídeo antes de realizar uma compra
  • 79% dos usuários preferem assistir a um vídeo do que ler sobre um produto
  • 43% dos usuários assistem conteúdos em vídeo em 2018

Vídeos no Stories também podem ajudar a movimentar seu instagram e assim alavancar vendas e melhor posicionamento no mercado digital. Com 400 milhões de usuários diários, o Instagram Stories se tornou uma das atualizações mais populares da rede. E agora, com os anúncios do Stories, as empresas podem inserir promoções em destaque e manter o anúncio ativo pelo tempo que julgar necessário. Essa ação deu mais autonomia ao recursoporque antes um post no Stories desaparecia, literalmente, em 24h, lembra?

O maior desafio que as marcas enfrentam aqui é capturar a atenção no milésimo de segundo antes que as pessoas percebam que é um anúncio e passam. Sendo assim, os anúncios do Stories precisam ser de alta qualidade, envolventes e de acordo com a aparência que o público espera ver. Para isso a própria plataforma disponibiliza recursos bem legais, viu? Vamos ver alguns?

  • Link para saída direto para sites ou Whatsapp (para perfil acima de 10.000 seguidores)
  • Localização que facilita muito para o cliente lhe encontrar
  • Marcação através do @ que pode levar seu possÍvel cliente direto para o perfil marcado
  • Enquete e Pergunta que promovem a total interação com quem visualiza o Stories
  • Link para partilhar com seus seguidores (pensando bem… dá até pra fazer uma “lista de transmissão”)
  • Link para compartilhar no Facebook
  • Link para manter seu Stories em destaque na página principal do seu Feed
  • Giffts e adesivos bem legais pra tornar seu Stories bem atraente e até divertido!

E o mais novo recurso (nem tão novo assim) são as Tags de compras que chegou para responder às orações dos profissionais de marketing em todo o mundo. Com as Tags de compras, as marcas podem destacar produtos individuais em uma imagem e vinculá-los à sua página de comércio eletrônico, garantindo uma transição tranquila e direta para converter seguidores em clientes reais. A funcionalidade já foi adicionada ao Stories também.

Para ter a função de compra integrada com seu perfil é bem fácil e rápido! Faça assim:

  • Crie ou transforme seu perfil numa conta comercial. Feito isso, configure uma loja do Facebook.
  • Crie uma conta no Shopify e vincule a sua página comercial. Depois, siga esses passos:

Para ativar a marcação de produtos, siga os passos abaixo:

  • Acesse seu perfil no Instagram
  • Toque em COMEÇAR na parte superior do seu perfil (se você não tiver essa tecla, toque em COMPRAS e em CONTINUAR)
  • Selecione um catálogo de produtos para conectar ao seu perfil comercial no Facebook e toque em CONCLUIR

Para marcar produtos nas suas publicações, siga os passos abaixo:

  • Selecione uma foto e adicione uma legenda (use efeitos e filtros, se desejar)
  • Toque nos produtos que você deseja marcar na foto
  • Nomeie os produtos que você deseja marcar e selecione cada um quando aparecerem na caixa de pesquisa
  • Toque em CONCLUIR e depois em COMPARTILHAR. Prontinho!

DICAS IMPORTANTES:

  • Invista em fotos bem produzidas. Isso pode ajudar, e muito, as sua vendas e agregar credibilidade ao seu perfil
  • Para ter certeza de que está subindo o produto de forma correta, verifique a prévia de produtos, sempre
  • Pesquisas recentes sugerem que os consumidores estão cada vez mais sem tempo e prestam menos atenção a tudo que está ao seu redor, então simplificar a jornada da inspiração à compra, é essencial.

Lembre: As Tags de compras dão aos consumidores uma porta de entrada clara para fazer compras no momento do engajamento, minimizando as barreiras e aumentando as vendas.

Desejo sucesso nas vendas!!!